MegaLista – 5 filmes estrangeiros refilmados por Hollywood

Olhos da Justiça, estrelado por Julia Roberts, Chiwetel Ejiofor e Nicole Kidman, chegou aos cinemas nesta quinta. O longa é inspirado no sucesso argentino O Segredo dos Seus Olhos, o filme de Juan José Campanella chegou a ganhar o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2010. Essa não é a primeira vez que Hollywood busca inspiração em outros países, separamos 5 filmes estadunidenses que possuem inspiração estrangeira. Veja:

Millennium – Os Homens Que Não Amavam as Mulheres (2011)

O longa de David Fincher, estrelado por Daniel Craig e Rooney Mara, é baseado na série de livros do sueco Stieg Larsson. Mara chegou a ser indicada ao Oscar de melhor atriz pelo papel que também a deixou mais popular ao redor do mundo. Em 2009 a Suécia já tinha feito sua própria versão do filme com Michael Nyqvist e Noomi Rapace nos papeis principais, diferente da versão Hollywoodiana o longa ainda ganhou duas sequencias também baseadas nas obras de Larsson.

Na trama Harriet Vanger (Moa Garpendal) desapareceu há 36 anos, sem deixar pistas, em uma ilha no norte da Suécia. O local é de propriedade exclusiva da família Vanger, que o torna inacessível para a grande maioria das pessoas. A polícia jamais conseguiu descobrir o que aconteceu com a jovem, que tinha 16 anos na época do sumiço. Mesmo após tanto tempo, seu tio Henrik Vanger (Christopher Plummer) ainda está à procura e decide contratar Mikael Bomkvist (Daniel Craig), um jornalista investigativo que trabalha na revista Millennium. Bomkvist, que não está em um bom momento por enfrentar um processo por calúnia e difamação, resolve aceita a proposta e começa a trabalhar no caso. Para isso, ele vai contar com a ajuda de Lisbeth Salander (Rooney Mara), uma investigadora particular incontrolável e antissocial.

Os Infiltrados (2006)

Um grande problema com as refilmagens é que dificilmente elas superam os originais, porém os Infiltrados é uma exceção sendo a única refilmagem de um longa-metragem estrangeiro a ganhar o Oscar de melhor filme até agora. O filme dirigido por Martin Scorsese foi adaptado do longa honconguês Conflitos Internos (2002), e o curioso é que Scorsese só descobriu que seu novo filme era um remake após aceitar dirigi-lo. Além de ter Scorsese como diretor o filme conta com Leonardo DiCaprio, Matt Damon e Jack Nicholson no elenco.

Na trama, A polícia trava uma verdadeira guerra contra o crime organizado em Boston. Billy Costigan (Leonardo DiCaprio), um jovem policial, recebe a missão de se infiltrar na máfia, mais especificamente no grupo comandado por Frank Costello (Jack Nicholson). Aos poucos Billy conquista sua confiança, ao mesmo tempo em que Colin Sullivan (Matt Damon), um criminoso que foi infiltrado na polícia como informante de Costello, também ascende dentro da corporação. Tanto Billy quanto Colin sentem-se aflitos devido à vida dupla que levam, tendo a obrigação de sempre obter informações. Porém quando a máfia e a polícia descobrem que entre eles há um espião, a vida de ambos passa a correr perigo.

Deixe-me Entrar (2010)

Deixe-me Entrar é mais uma adaptação de um longa Sueco, o filme Deixa Ela Entrar (2008). A trama surpreende por trazer uma história de vampiros tratada com seriedade e crueza. Chloë Moretz assume o lugar de Lina Leandersson na versão americana, que é até bem feita, mas não supera a versão original.

Na trama, Owen (Kodi Smit-McPhee) é um garoto solitário, que vive com a mãe e é sempre provocado pelos valentões da escola. Um dia ele conhece, perto de sua casa, Abby (Chloe Moretz). Sempre nas sombras, ela aos poucos se aproxima de Owen e logo se tornam amigos. Só que Abby possui um segredo: ela é muito mais velha que sua aparência indica e necessita de sangue para sobreviver. Para consegui-lo, seu acompanhante (Richard Jenkins) realiza assassinatos na surdina, de forma a retirar o sangue das vítimas e levá-lo para Abby.

O Chamado (2002)

O cinema asiático é fonte de inspiração de diversos filmes de terror Hollywoodianos. Um dos exemplos mais famosos é O Chamado, adaptado de Ring – O Chamado (1998). O longa dirigido por Gore Verbinski, conta com Naomi Watts, Brian Cox e Martin Henderson no elenco.

Na trama, Rachel Keller (Naomi Watts) é uma jornalista que decide investigar a misteriosa morte de sua sobrinha. Ela percebe a relação da morte dela e de várias outras mortes com um estranho vídeo, que faz com que todas as pessoas que o assistam morram exatamente sete dias depois. Intrigada com a história, ela agora precisa descobrir um meio que impeça que a profecia se realize, já que ela e seu filho assistiram ao vídeo.

Quarentena (2008)

Muito criticado quando comparado com o original, Quarentena é adaptado do longa espanhol [REC] (2007), que fez tanto sucesso que acabou ganhando 4 sequencias até agora. A versão americana dirigida por John Erick Dowdle, traz nomes poucos conhecidos como Jennifer Carpenter, Columbus Short e Jay Hernandez no elenco.

Na trama, Angela Vidal (Jennifer Carpenter) é uma repórter de TV que, juntamente com seu operador de câmera Scott Percival (Steve Harris), são enviados para cobrir o turno noturno de dois bombeiros. Após uma noite tranqüila, um chamado de emergência os leva a um pequeno prédio no centro da cidade. Ao chegarem alguns policiais já estão no local, devido aos gritos horripilantes que vêm de um apartamento do 3º andar. Ansiosos por um furo de reportagem, Angela e Scott decidem filmar tudo o que acontece no local.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s