Megalista – Os melhores filmes de 2016

melhores-filmes-2016

2016 está acabando e chegou a hora de fazer um balanço do cinema neste ano. Apesar de 2016 ter sido um ano um pouco fraco para o cinema, selecionamos alguns dos melhores filmes lançados no Brasil nesse ano, dos premiados aos blockbusters. Veja a lista a seguir:

Capitão América: Guerra Civil

capitao-america-guerra-civil

2016 foi o ano dos filmes de super-heróis, porém os longas acabaram mais decepcionando do que empolgando. Apesar dos filmes de maneira geral não apresentarem nenhuma novidade no gênero, com exceção de Deadpool, o mais promissor entre estes foi Guerra Civil. Na trama Steve Rogers (Chris Evans) é o atual líder dos Vingadores, super-grupo de heróis formado por Viúva Negra (Scarlett Johansson), Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen), Visão (Paul Bettany), Falcão (Anthony Mackie) e Máquina de Combate (Don Cheadle). O ataque de Ultron fez com que os políticos buscassem algum meio de controlar os super-heróis, já que seus atos afetam toda a humanidade. Tal decisão coloca o Capitão América em rota de colisão com Tony Stark (Robert Downey Jr.), o Homem de Ferro. Capitão América: Guerra Civil leva mais a fundo o clima político criado em Soldado Invernal e se torna o mais político de todos os filmes da Marvel, porém sem deixar de lado alivio cômico já tradicional nos filmes da casa das ideias.

A Bruxa

a-bruxa

Nova Inglaterra, década de 1630. O casal William e Katherine leva uma vida cristã com suas cinco crianças em uma comunidade extremamente religiosa, até serem expulsos do local por sua fé diferente daquela permitida pelas autoridades. A família passa a morar num local isolado, à beira do bosque, sofrendo com a escassez de comida. Um dia, o bebê recém-nascido desaparece. Teria sido devorado por um lobo? Sequestrado por uma bruxa? Enquanto buscam respostas à pergunta, cada membro da família seus piores medos e seu lado mais condenável. Bons filmes do gênero de terror não são fáceis de encontrar, porém a obra de Robert Eggers é um ótimo exemplar do gênero, sem apelar para o clichê e ainda por cima com uma ótima trama que mantem a tensão até o fim.

Deadpool

deadpool

Em um ano que prometia para os filmes de super-heróis, com os principais personagens da Marvel e da DC aparecendo nas telonas, ninguém iria imaginar que Deadpool seria o grande nome do ano entre os filmes do gênero. Na trama o ex-militar e mercenário, Wade Wilson (Ryan Reynolds) é diagnosticado com câncer em estado terminal, porém encontra uma possibilidade de cura em uma sinistra experiência científica. Recuperado, com poderes e um incomum senso de humor, ele torna-se Deadpool e busca vingança contra o homem que destruiu sua vida. O longa foi sucesso de público e crítica, rendendo até mesmo indicações e prêmios inéditos para este gênero de filmes, talvez devido a sua inovação na formula de filme de heróis, que já se mostra bem gasta atualmente. Resta a dúvida se a formula vai funcionar em longa posteriores.

Mogli: O menino lobo

mogli-o-menino-lobo

A trama gira em torno do jovem Mogli (Neel Sethi), garoto de origem indiana que foi criado por lobos em plena selva, contando apenas com a companhia do urso Baloo (Bill Murray) e da pantera negra Bagheera (Ben Kingsley), sem nenhum contato com humanos. O menino é amado pelos animais, mas visto como uma ameaça pelo temido tigre Shere Khan (Idris Elba), que está decidido a matá-lo. Com a família de lobos ameaçada, Mogli decide se afastar. Baseado na série literária de Rudyard Kipling. A nova aposta de Disney são os Live Actions, apesar de ter começado com Cinderela e Malevola, Mogli foi o primeiro grande nome dessa aposta.

Aquarius

aquarius

O cinema nacional também teve ótimos representantes em 2016, o principal foi Aquaruis. Consciente desta época em que o novo é glorificado e o velho deixado de lado por muitos, o diretor Kleber Mendonça Filho fez deste o mote principal de seu novo filme. O confronto entre o velho e o novo surge na figura de Clara, personagem entregue a Sonia Braga. Mais do que simplesmente criar opostos, Aquarius quer tratar do valor da memória através da compreensão do que é antigo, sem que seja necessário descartar o novo. Na trama Clara (Sonia Braga) tem 65 anos, é jornalista aposentada, viúva e mãe de três adultos. Ela mora em um apartamento localizado na Av. Boa Viagem, no Recife, onde criou seus filhos e viveu boa parte de sua vida. Interessada em construir um novo prédio no espaço, os responsáveis por uma construtora conseguiram adquirir quase todos os apartamentos do prédio, menos o dela. Por mais que tenha deixado bem claro que não pretende vendê-lo, Clara sofre todo tipo de assédio e ameaça para que mude de ideia.

Star Trek: Sem Fronteiras

STAR TREK BEYOND

Na trama, Kirk (Chris Pine), Spock (Zachary Quinto) e a tripulação da Enterprise encontram-se no terceiro ano da missão de exploração do espaço prevista para durar cinco anos. Eles recebem um pedido de socorro que acaba os ligando ao maléfico vilão Krall (Idris Elba), um insurgente anti-Frota Estelar interessado em um objeto de posse do líder da nave. A Enterprise é atacada, e eles acabam em um planeta desconhecido, onde o grupo acaba sendo dividido em duplas. Poucas franquias conseguiram sobreviver tanto tempo no cinema e na TV como Star Trek. Agora com nova direção e roteiristas a franquia comemora seus 50 anos, com aquele que de longe, dentre os três filmes dessa nova geração da Enterprise, é o longa que mais abraça o espírito da franquia. Uma linda homenagem ao passado e uma bela construção do presente e do futuro da franquia.

Animais Fantásticos e Onde Habitam

animais-fantasticos-e-onde-habitam

Na trama, o excêntrico magizoologista Newt Scamander (Eddie Redmayne) chega à cidade de Nova York levando com muito zelo sua preciosa maleta, um objeto mágico onde ele carrega fantásticos animais do mundo da magia que coletou durante as suas viagens. Em meio a comunidade bruxa norte-americana, que teme muito mais a exposição aos trouxas do que seus colegas ingleses, Newt precisará usar todas suas habilidades e conhecimentos para capturar uma variedade de criaturas que acabam fugindo. O longa marca a volta de J. K. Roling ao mundo magico e a expansão do universo de Harry Potter. Pela primeira vez uma história inédita no cinema e um roteiro assinado pela própria Rowling. O longa traz uma trama mais adulta para o público que cresceu com a franquia, porém sem deixar de lado toda a magia e inocência deste universo. Apesar da premissa simples, a trama apresenta diversas camadas, conseguindo introduzir bem o universo mágico dos Estados Unidos e explorando temas como medo do desconhecido, repressão e fanatismo. Um ótimo começo para a nova franquia do mundo bruxo.

Rogue One: Uma História Star Wars

rogue-one-uma-historia-star-wars

Quase ficando de fora, o último grande lançamento do ano conta a história dos rebeldes que roubaram os planos que dão origem a toda a saga Star Wars. Na trama quando ainda criança, Jyn Erso (Felicity Jones) foi afastada de seu pai, Galen (Mads Mikkelsen), devido à exigência do diretor Krennic (Ben Mendelsohn) que ele trabalhasse na construção da arma mais poderosa do Império, a Estrela da Morte. Criada por Saw Gerrera (Forest Whitaker), ela teve que aprender a sobreviver por conta própria ao completar 16 anos. Já adulta, Jyn é resgatada da prisão pela Aliança Rebelde, que deseja ter acesso a uma mensagem enviada por seu pai a Gerrera. Com a promessa de liberdade ao término da missão, ela aceita trabalhar ao lado do capitão Cassian Andor (Diego Luna) e do robô K-2SO. O longa é o filme ambientado no universo de Star Wars com um fundo mais real, o mais político de todos os filmes da franquia, porém sem deixar de ser recheado de fan services que vão agradar os já ambientados no universo, a sequência final com certeza deixa qualquer fã vidrado. Um ótimo começo para a expansão do universo Star Wars no cinema.

A Grande Aposta

a-grande-aposta

Outro longa de 2015 que só chegou ao pais durante a época de premiações, na trama Michael Burry (Christian Bale) é o dono de uma empresa de médio porte, que decide investir muito dinheiro do fundo que coordena ao apostar que o sistema imobiliário nos Estados Unidos irá quebrar em breve. Tal decisão gera complicações junto aos investidores, já que nunca antes alguém havia apostado contra o sistema e levado vantagem. Ao saber destes investimentos, o corretor Jared Vennett (Ryan Gosling) percebe a oportunidade e passa a oferecê-la a seus clientes. Um deles é Mark Baum (Steve Carell), o dono de uma corretora que enfrenta problemas pessoais desde que seu irmão se suicidou. Paralelamente, dois iniciantes na Bolsa de Valores percebem que podem ganhar muito dinheiro ao apostar na crise imobiliária e, para tanto, pedem ajuda a um guru de Wall Street, Ben Rickert (Brad Pitt), que vive recluso. O filme bateu na trave do Oscar. Com um ótimo elenco o filme apresenta um trabalho semelhante ao visto em O Lobo de Wall Street, como um longa-metragem de fundo dramático e baseado em fatos reais sobre a complexa crise imobiliária ocorrida nos Estados Unidos em 2008, porém contada de forma bem diferente, como poucas vezes se viu no cinema americano nas últimas décadas.

Spotlight – Segredos Revelados

spotlight-segredos-revelados

Apesar de ser um filme de 2015, Spotlight é mais um longa que só chegou ao Brasil em 2016, abrindo a temporada de premiações no pais. A trama, baseada em uma história real, mostra um grupo de jornalistas em Boston que reúne milhares de documentos capazes de provar diversos casos de abuso de crianças, causados por padres católicos. Durante anos, líderes religiosos ocultaram o caso transferindo os padres de região, ao invés de puni-los pelo caso. Com uma narrativa simples, porém extremamente cativante Tom McCarthy e seu excelente elenco conseguem prender o expectador do começo ao fim sem investir em pirotecnia, um feito considerável em tempos de superestímulos da audiência. Sem dúvidas um longa merecedor do seu Oscar de melhor filme e um dos melhores do ano.

A Chegada

a-chegada

Quando seres interplanetários aparecem na Terra, a Dra. Louise Banks (Amy Adams), uma linguista especialista no assunto, é procurada por militares para traduzir os sinais e desvendar se os alienígenas representam uma ameaça ou não. No entanto, a resposta para todas as perguntas e mistérios pode ameaçar a vida de Louise e a existência de toda a humanidade. Denis Villeneuve fez um ótimo trabalho na adaptação desse Sci-fi. A chegada apresenta uma trama bem construída com um final surpreendente além de ótimas atuações de Amy Adams e Jeremy Renner. O longa apresenta qualidade semelhante a Interestelar e Contato, sem dúvidas um dos filmes essenciais de 2016.

Zootopia

ZOOTOPIA

Na trama Judy Hopps é a pequena coelha de uma fazenda isolada, filha de agricultores que plantam cenouras há décadas. Mas ela tem sonhos maiores: pretende se mudar para a cidade grande, Zootopia, onde todas as espécies de animais convivem em harmonia, na intenção de se tornar a primeira coelha policial. Judy enfrenta o preconceito e as manipulações dos outros animais, mas conta com a ajuda inesperada da raposa Nick Wilde, conhecida por sua malícia e suas infrações. A inesperada dupla se dedica à busca de um animal desaparecido, descobrindo uma conspiração que afeta toda a cidade. Possivelmente a animação mais política da Disney, Zootopia traz uma cidade real, como todos os defeitos e qualidades, habitada por animais civilizados e aborda em sua trama temas como preconceito, feminismo e bullying, com piadas ácidas recheadas de críticas à sociedade, o filme surpreende pela inteligência e complexidade de sua trama. Sem dúvidas um dos melhores filmes do ano e possivelmente um Oscar de melhor animação já tido como certo, e talvez quem sabe indicações a melhor filme e roteiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s